domingo, 31 de outubro de 2010

Homem Elefante

Esta história sempre me impressionou. A deste John Merrick e de outros que foram/são pessoas aprisionadas num corpo disforme, isoladas e afastadas de uma vida mais normal e comum. Tristíssimo, aterrador, desumano.
Gostei muito da peça, por ser tão simples e verdadeira. Por não abusar de artimanhas e ser tão clara ao apresentar a fragilidade e sofrimento deste homem. Muito bom!

Cozinheira Ideal

Ontem quando fui até Cascais pilhar livros de lavores e costura da minha mãe, deparei-me com a obra de Alda de Azevedo. Após a aprovação maternal, levei também este exemplar para o meu palácio:Este livro promete ementas completas para os 365 dias do ano, através de 2550 receitas práticas. Fui ver qual o repasto proposto para o meu aniversário e temi um pouco: enguias com molho de tomate e farinheira frita com esparregado ao almoço e sopa-creme de espargos, mexilhões disfarçados, coração recheado e bolo podre para o jantar.
... Passo a citar partes das receitas do meu querido dia de anos: "... amanhadas as enguias, cortam-se em pedaços de 6 cm e põem-se a ferver num refogado de cebola picada..."
(Para além do amanhanço de enguias rodopiantes ainda tenho de ter cebolas à mistura!)
Ao jantar, o tal coração... parece-me que é coração a sério, tipo músculo cardíaco de algum animal ou da Branca-de-neve. E diz assim: "Bem lavado e limpo de sebos, abre-se ao meio, sem separar totalmente as partes abertas, e enche-se com o recheio... carne picada, presunto, ovo cozido, ... em seguida, ao introduzir-se o recheio dentro do coração, cose-se com uma linha... forra-se com lâminas de toucinho fresco e põe-se a estufar durante 2 horas" (Coração?! Isso parece meio romântico/ meio nojento).
Enfim, tenho um manual anual que me vai ajudar a tornar-me cada dia melhor!
(... por curiosidade, dia 11 de Maio há sopa de rãs, dia 22 de Agosto há sopa de tartaruga, noutros dias temos sopa da Antónia, da Maria ou da Antonieta. Muita variedade! Se quiserem que vos mande um mail com a ementa do vosso dia é só fazer o pedido para aqui. Aliás, melhor do que um horóscopo, só mesmo a ementa diária ideal para introduzir a esperança e a felicidade nas vossas vidas. Pela parte que me toca, hoje já me enganei, pois ambiciono cozinhar algo para a janta que nada tem a ver com o recomendado).
Investiguei ainda quem era Alda de Azevedo, mas não encontrei muita informação. A senhora dedicou-se à culinária com mestria e publicou este livro imenso após 30 anos de experiência e criatividade na cozinha. Como o livro é de 1948, acredito que seja muito velhinha ou até já esteja a seguir este blog do firmamento. De qualquer modo, aqui ficam os meus agradecimentos. Embora não simpatize com a escolha do meu querido dia do mês de Abril, vou investigar outras receitas!

A díficil tarefa de resistirmos aos nossos instintos

Hoje vou comer chocolate até desmaiar de hiperglicémia.
Que os deuses me ajudem, porque eu não me controlo!

sábado, 30 de outubro de 2010

A vitória de Ana

Hoje ganhei uma batalha contra um electrodoméstico teimoso. Recorri a conselhos de amigos, pesquisas na internet e algum instinto macgyveresco que pensava não possuir. O meu congelador está vivo outra vez! Faz ainda barulhos estranhos e tem espasmos e arrepios, mas creio que vai sobreviver. O mesmo não direi do meu stock de mini-milks, transformado em micro-papas a gemeram no interior das suas pequenitas embalagens.
Enfim, nesta guerra de titãs, alguém tem de se sacrificar!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Fixação oral

Os meus dedos estão péssimos. Lembrei-me de usar dedais em todos eles. Assim, sempre que trincar a epiderme, corro o risco de perder um dente, o que pode ser dissuador desta maldita onicofagia-destruição canibal da minha pele...

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cocoday

Ando a reflectir se vou culpar o mundo por me sentir triste ou apenas atribuir este dia blue à minha estúpida crença cega pela Humanidade. Sempre acreditei na bondade das pessoas e isso fez de mim uma ingénua balofa de pseudo-amor universal. Devia aprender a ser mais cínica, a ser mais vítima amargurada e insatisfeita com o universo e estar sempre com cara de prisão de ventre enjoada, a contaminar todas as pessoas à minha volta com auto-comiseração e em estilo locus de controlo externo - culpar o próximo e esconder-me na sombra das minhas falhas. Crescer em argumentos insípidos de defesa contra-atacante perante os problemas que surgem.
Contudo, voltando à minha verdadeira natureza, o drama é que sou eu que crio este cenário punitivo. Sou encenadora e actriz principal da minha tragédia. Se eu acreditasse mais em mim, seria mais feliz. Maldita insegurança que me fragiliza aos poucos. Maldita!
Bem, pelo menos sou mesmo psicóloga… embora a minha auto-análise hoje esteja muito fraca. Nem consigo identificar a razão primordial da minha lástima.
Devia conseguir separar e distinguir o trigo do joio. Talvez tirar uns dias de férias e ser substituída por um qualquer Gervásio. Até se ele consegue…

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

domingo, 24 de outubro de 2010

Colegas Psis

Parece que estão a mirrar, mas a noite no barco do amor foi gira!
Para o ano comemoramos os 20 de chegada ao mundo das manias, psicoses e afins. Vai ser um acontecimento brutal!

A melhor invenção dos tempos actuais

Talvez esteja a exagerar, mas consegui comprar uma coisa destas para limpar o chão e estou maravilhada com o achado e com o que ele despertou em mim: sentimentos de felicidade relacionados com a ordem doméstica. Incrível! Qualquer dia deliro com uma panela de pressão! Estou quase a passar para o nível 1 de lida da casa!

sábado, 23 de outubro de 2010

E quando acabar os "a fazer" de fada-do-lar...

Vou criar uma lista impressionante de coisas que vou fazer até morrer...

Hoje sinto-me doméstica

Tenho uma lista de "A Fazer" muito longa. O melhor é começar agora, com o romper da aurora.
É dura a vida de uma mulher com requinte e sem posses para contratar pessoal especializado das limpezas!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Faltam 3 kg para...

Acho que o meu blog corre sérios riscos de se transformar num daquelas diários de gordinhas orgulhosas que colocam uma fita métrica no cabeçalho e vão mostrando a sua evolução na perda de peso. Hoje fui à Nutricionista, 5 semanas após o início da minha dieta de mini-milks e ginástica, e o resultado são menos 3000 gr de massa nojenta gorda. Não perdi mais peso porque converti as banhas em músculo!
Vivam os mini-milks, a alface e a Anatomia de Grey!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Coisas sobre nada

Apeteceu-me vir cá só para dizer "Olá, como vai o meu blog querido? Passou bem?"
"Eu estou óptimo!", respondeu-me ele. "Sinto-me mais vivo e com esperança. Gosto de crescer a posts vistos. É um prazer sentir os teus dedos no teclado, entrares com a tua password, clicares em nova mensagem e eu a adivinhar o que vai ser desta vez. Uma imagem e meia palavra, um texto desconexo e corrido, rápido e asmático? É sempre um gosto, senhoria. Volte sempre!"

domingo, 17 de outubro de 2010

Não há televisão mas há internet e blogs a descobrir!

Naturalmente a minha preguiça instalou-me no sofá vermelho. Como está com frio, o computador ao colo aquece (e um chá também, obrigada!). Dedico o meu dia semi-apático à leitura e descoberta de outras escritas e pessoas. É bom este estranho mundo da blogosfera!

Domingo com tempo livre

O meu dia ficou agora parado. Está em stand-by até ir para o ensaio. Tenho sono, está sol lá fora, tenho frio se fico muito tempo em casa, fico cansada se saio à rua. Fico com vontade de ler, canso-me de ler e tenho sono. Podia preparar formação para a amanhã, mas já sonhei com ela e estava tudo ok na minha imaginação nocturna. Há revistas espalhadas no sofá, umas já abertas, outras seladas e tímidas. Livros na estante que murmuram e pedem para ser lidos. O sol a entrar pela sala, muito suave e educado, a aliciar-me para um abraço. Vem para a rua, diz-me ele, está calor, goza! Vem passear por baixo de mim, aqueço-te e não te canso, não vais ter frio comigo por perto. Fecho os olhos por uns instantes e adormeço profundamente. Estou na praia e estou quente, salgada, indolente, inconsequente. Tenho saudades do calor da praia, de estender-me na areia e adormecer sem frio, confortável. Vou desenhar, decido. Os lápis riem-se de prazer. Gostam do meu toque. O papel ajeita-se à espera de riscos. Não, afinal não quero. Não me apetece. Estou nos dias de ver televisão... mas eu não tenho televisão. O que é igual à televisão?, pergunto ao silêncio da minha casa. Não há nada como a televisão, oiço. Vai sair, estás a ficar chata, responde-me a parede mestra. As janelas dão uma gargalhada. Quem é que não tem tv nestes dias? É esquisita a nossa senhoria!

Céu claro e brilhante

O sol vai permanecer intenso e cheio de vitalidade suprema nos próximos 10 dias!

sábado, 16 de outubro de 2010

Sábado de sol!

A minha neura acabou mal ontem à noite. Depois de ter comido uma sopa saudável, firme e sensata nos meus objectivos dietéticos, comecei a ver o Lost. Vi 1, 2, 3 episódios e, talvez sonâmbula, fiz uma mini-cambalhota no tempo e voltei ao passado quando não me importava de comer doces. E degluti, automatizada, uns vermes chocolates que estavam adormecidos no congelador (ainda em coma). Fiquei meia agoniada. O meu corpo já não está habituado ao açúcar. Vi mais 1 ou 2 episódios. Adormeci. Acordei já na minha nova e actual realidade e percebi apenas que tinha feito merd* num universo paralelo. O corpo mantinha-se saudável e sensato (firme é ainda uma quimera). Afinal, o que é um delírio temporal na minha dieta ultra-sofisticada? Além disso, é Sábado e está sol!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O meu congelador está a suicidar-se lentamente

Hoje tirei uma das gavetas para perceber o que se passava na de cima, que teimava em não abrir. Não estava à espera de tal horror! Gelo e gelo, quase polo norte, frio no meu nariz, a gaveta entupida e constipada, a teimar a imobilidade. E eu a pensar, gelada com as minhas reflexões desarticuladas a tiritarem. O que fazer? Fui buscar uma facalhão tipo Indiana Jones e comecei a lutar contra o gelo. O frio a dar cabo de mim e a ganhar. Gotas a cairem para a minha cara indignada e roxa. Desisti. Fui vencida pela água sólida dura e potente. Voltei a pôr a gaveta de mansinho, para não despertar a ira do electrodoméstico insano.
Amanhã encontro uma solução. Até lá, há neve no interior do meu congelador. Coitadinho!

Organizando o Palácio

O gerúndio não nos deixa parar. Sou uma machine organizacional e estou com as mãos secas. O que vale é que encontrei cerca de 134 cremes hidratantes nos confins do meu lar!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Férias pontuais e arrumações eternas

Amanhã estou de férias! Ainda tenho dias para tirar este ano e resolvi aproveitar uma formação adiada para me repimpar em casa. A bulir, claro, porque vou aproveitar a santa jornada para finalizar a organização universal do palácio.
Enquanto não surge o amanhã e começo a trabalhar como louca, vou ver episódios do Lost... e comer o último mini-milk do meu stock...
Amanhã tenho de ir outra vez às compras. Desta vez com lista!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Eu e a culinária

Hoje fui às compras a uma grande superfície (gosto muito deste termo. Fica a parecer que fui à lua, mas não, fui só ao Continente). Fui à grande superfície do povo, na capital do consumo lisboeta. Comprei alguns mantimentos para a minha dieta, contudo, esqueci-me dos mini-milks. Isto de decidir racionalmente ir buscar os congelados no final, arrasta-os para a categoria dos esquecidos. Devia fazer uma lista!
Bem, isto tudo para dizer que comprei uma revista com receitas deliciosas (não sou eu que afirmo, é a revista!). Estou a pensar em concretizá-las e narrar o acontecimento aqui no blog. Assim, sempre tenho mais palha para escrever. O facto de andar já há bastante tempo com o coração sereno de amor transbordante leva a que as crises existenciais estejam tão amenas que fico sem assunto para a escrita diária furiosa e libertadora que decidi retomar.
Assim, preparai-vos para a prova que uma mulher que não distinguia o arroz da massa poderá inverter os desígnios do destino e tornar-se uma perita na arte da cozinha!!!
(... ou talvez não!)

domingo, 10 de outubro de 2010

Dor na pinha

Fui atingida por esse flagelo chamado cefaleia. Gaita! Será que apareceu por ter ficado horas e horas a ver o Lost? Maldita! Vou encher-me de benurons e acabar a 4.ª série!
Ou então... vou sair de casa e apanhar ar puro, quem sabe, uma molha na tola! :)

Sopas I

Acho que estou quase a passar nesta cadeira. Se tudo correr bem, vou logo para Doutoramento Sopal. Afinal é simples. Basta ter calma e não desesperar à primeira!
Viva!

sábado, 9 de outubro de 2010

Micro-mudanças

Já não escrevo há mil anos aqui no blog. Está paradinho e comatoso como a bela adormecida antes de ser beijada pelo seu príncipe. Mas eu vou acordá-lo sem beijocas e lambidelas. Apenas pela escrita, que desejo que cresça a uma velocidade doentia. Quero voltar a sentir necessidade de escrever rapida e gravemente sobre tudo o que esvoaça na minha mente. Sem censura, sem reflexão, palavras catárticas e pouco elaboradas que me fazem tão bem.
Vamos lá, vêm aí dizeres de génio ;)
Alguns dados actuais sobre a minha pessoa:
- Cortei cerca de 10 cm de cabelo, o que me deixa feliz por ser ousada e triste porque não consigo apanhar o cabelo (e gravidade nem sempre ajuda).
- Estou a fazer dieta e posso comer mini-milks!
- Voltei ao ginásio. Hoje até fui a uma aula de Pilates que me deixou intrigada: por um lado é fácil, por outro, não é nada fácil... em que é que ficamos? Como é que é possível elevar as 2 pernas deitada por cima de 1 delas sem gritar de dor e esforço? Fiz uma aula com mutantes ou serei eu um ser ultrapassado (não confundir com ultra-pesado, que também não sou :)
- Encontro-me nas famosas arrumações anuais de roupa e já tenho imensa coisa para dar e reciclar. Às vezes não percebo porque é que comprei isto ou aquilo e culpo a violência e as guerras no universo, que perturbam o funcionamento equilibrado de qualquer pessoa.
- Inscrevi-me num workshop que espero que altere profundamente o meu mundo fútil dos trapos e trapinhos... ou não.
- Inscrevi-me noutro workshop de escrita, mas como é à borla e já havia milhares de inscrições, devo ficar apenas a receber mais porcarias no meu e-mail.
- Tenho cerca de 2 séries inteiras do Lost para ver, eu que faço parte dos patéticos que não sabem o que acontece no fim. Ah, mas já tinha saudades do Jack!
- Por falar em séries, eu não tenho televisão em casa, mas no ginásio estou viciada em Anatomia de Grey e até faço km a mais para acabar o episódio. Aquilo faz mesmo bem à saúde!
- Agora já não vou escrever mais e vou arrumar as gavetas da roupa interior. É outra das secções de roupa que me atrai de modo esquizofrénico. Um dia vou ser mais sana!

Foi muito bom estar por aqui, blog. Obrigada!
 
Site Meter