domingo, 31 de outubro de 2010

Cozinheira Ideal

Ontem quando fui até Cascais pilhar livros de lavores e costura da minha mãe, deparei-me com a obra de Alda de Azevedo. Após a aprovação maternal, levei também este exemplar para o meu palácio:Este livro promete ementas completas para os 365 dias do ano, através de 2550 receitas práticas. Fui ver qual o repasto proposto para o meu aniversário e temi um pouco: enguias com molho de tomate e farinheira frita com esparregado ao almoço e sopa-creme de espargos, mexilhões disfarçados, coração recheado e bolo podre para o jantar.
... Passo a citar partes das receitas do meu querido dia de anos: "... amanhadas as enguias, cortam-se em pedaços de 6 cm e põem-se a ferver num refogado de cebola picada..."
(Para além do amanhanço de enguias rodopiantes ainda tenho de ter cebolas à mistura!)
Ao jantar, o tal coração... parece-me que é coração a sério, tipo músculo cardíaco de algum animal ou da Branca-de-neve. E diz assim: "Bem lavado e limpo de sebos, abre-se ao meio, sem separar totalmente as partes abertas, e enche-se com o recheio... carne picada, presunto, ovo cozido, ... em seguida, ao introduzir-se o recheio dentro do coração, cose-se com uma linha... forra-se com lâminas de toucinho fresco e põe-se a estufar durante 2 horas" (Coração?! Isso parece meio romântico/ meio nojento).
Enfim, tenho um manual anual que me vai ajudar a tornar-me cada dia melhor!
(... por curiosidade, dia 11 de Maio há sopa de rãs, dia 22 de Agosto há sopa de tartaruga, noutros dias temos sopa da Antónia, da Maria ou da Antonieta. Muita variedade! Se quiserem que vos mande um mail com a ementa do vosso dia é só fazer o pedido para aqui. Aliás, melhor do que um horóscopo, só mesmo a ementa diária ideal para introduzir a esperança e a felicidade nas vossas vidas. Pela parte que me toca, hoje já me enganei, pois ambiciono cozinhar algo para a janta que nada tem a ver com o recomendado).
Investiguei ainda quem era Alda de Azevedo, mas não encontrei muita informação. A senhora dedicou-se à culinária com mestria e publicou este livro imenso após 30 anos de experiência e criatividade na cozinha. Como o livro é de 1948, acredito que seja muito velhinha ou até já esteja a seguir este blog do firmamento. De qualquer modo, aqui ficam os meus agradecimentos. Embora não simpatize com a escolha do meu querido dia do mês de Abril, vou investigar outras receitas!

3 comentários:

Madame Musique Pour Votre Coeur disse...

eu quero! 11 do 11! tenho um livro desses, nao acho que seja da alda, mas deixei em lisboa... :) mas podemos sempre ir jantar fora!

Sérgio Gomes disse...

Bem Ana, adorei! esse é o meu tipo de livro. Assim posso juntar a minha enfermagem com a cozinha, principalmente se para o teu dia de anos tiver que dissecar o animal para conseguir o coração!!! E depois de o rechear ainda posso praticar suturas.
Tenho que ver se encontro um livro desses. Então e para dia 10/10? Qual a ementa?

Ana Red Nose disse...

Muito bem! Envio as ementas respectivas no fim-de-semana, pode ser?

Beijos!!!!

 
Site Meter